Este blog foi criado no sentido de informar, fortalecer e incentivar a cultura do nosso município.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

PROJETO FLORES DO JACUÍPE NA CULMINÂNCIA DA PARFOR






Pode parecer curioso para alguns falar-se em cantigas de roda nos dias de hoje. Em tempos, em que estas manifestações da cultura popular espontânea estão com o seu espaço tão diminuído. Nas ruas, nas praças, nos quintais, nas escolas está mais raro de se ver ou ouvir-se das bocas infantis ou até mesmo das cantadeiras de roda de Várzea do Poço ( já idosas) aquelas canções que, na simplicidade das suas melodias ritmos e palavras, guardam séculos de sabedoria e a riqueza condensada do imaginário popular .
Porém, sem estarem em alta, também não estão extintas. E configurando uma situação contrastante e quase contraditória - é certo que muitas vezes tendo partes omitidas ou formas esquecidas e transformadas, elas sobrevivem a era do computador. Talvez como um reflexo da busca do contato com a expressão genuína e ancestral que é, em última instância, insubstituível.

 Flores do Jacuípe , é mais um projeto da Secretaria Municipal da Cultura do Município de Várzea do Poço que  tem o objetivo de trazer do passado e despertar no presente as cantigas de rodas antigas,envolvendo adolescentes e adultos do município.

(Fotos tiradas no Projeto da UNEB- Plataforma Freire de Várzea do Poço, 17 e 18 sobre as manifestações culturais do município, desenvolvido com professores das escolas Yêda Barradas, CECALF e Paulo Cassiano, tal projeto também aconteceu na Creche Municipal Mônica Luiza e Abelardo Cerqueira nos dias  18 e 19 de abril).

CULMIÂNCIA DO PROJETO DA TURMA DE PEDAGOGIA DA PARFOR NA YÊDA BARRADAS






 


CULMIÂNCIA DO PROJETO DA TURMA DE PEDAGOGIA DA PARFOR NO CECALF E PAULO CASSIANO 

No dia 18/04/2012, Os Professores/Alunos da Plataforma Freire do curso de Pedagogia: Edna Reis, Adenilsom, Antonio Bispo, Vera Lúcia, Maria Nilce, Izabel Cristina, Alessandra, Gilson, Carolina, Maria Telma Monteiro, Raimunda Maia e Orlando Félix, realizaram a culminância do projeto “MANIFESTAÇÕES CULTURAIS EM VÁRZEA DO POÇO: Um Diálogo em Sala de Aula”, no pátio da Escola Municipal Coronel Antonio Lopes Filho, com a presença dos professores/formadores Joseane Bispo, Cláudia Vasconcelos, Daniela, Renato Gonçalves e Ivaneide.
Reuniram-se naquela unidade escolar os alunos, pais, funcionários, a diretora Meire Jane da escola Presidente Kennedy, Perla Sampaio diretora do CECALF, a coordenadora de cultura Ciomária Rosa que trouxe animação para o público presente e o Vereador Aleandro.
  A Oficina Articular é um Componente Curricular do Curso de Pedagogia em que os professores formadores escolhem um tema e os professores/alunos trabalham em sala de aula e no final do projeto apresenta a culminância das atividades realizadas.
  As apresentações foram criativas e os alunos desempenharam muito bem as suas participações nas apresentações.

REDAÇÃO E FOTOS: EDNA REIS
PORTAL DO ALTO ALEGRE



Nenhum comentário:

Postar um comentário