Este blog foi criado no sentido de informar, fortalecer e incentivar a cultura do nosso município.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Oficina de Cultura Afro na Caravana do Arte Educação

--------------------------------------------------------
NOVA FÁTIMA - Oficina de Cultura Afro ministrada por Ciomária Alves



Nova Fátima foi a 1ª cidade a sediar a Caravana do Arte Educação da Bacia do Jacuípe.

A Oficina de Cultura Afro, ministrada por Ciomária Alves da cidade de Várzea do Poço, foi muito produtiva apesar da resistência da "comunidade" sobre o tema proposto.

A principio fiquei um pouco triste por ter apenas seis oficinandas,inscritos na oficina de Cultura Afro, mesmo porque já sabia desde o início que o tema escolhido era um desafio, pois vivemos numa "sociedade" preconceituosa, adoro desafios e trabalhar com a Cultura Afro para mim é muito satisfatório e ao mesmo tempo prazeroso pois amo de paixão essa cultura e o povo que a representa.

Iniciei a oficina com uma dinâmica de apresentação, pedindo que as mesmas além de se apresentarem falassem qual eram as suas espectativas relacionada à aula.

Logo em seguida em circulo cantamos uma cantiga de roda assim:
Eu vi mamãe oxum na cachoeira
Sentada na beira do rio
Colhendo lírio, lírio ê
Colhendo lírio, lírio á
Colhendo lírio pra enfeitar o seu altar
Colhendo lírio, lírio ê
Colhendo lírio, lírio á
Colhendo lírio pra enfeitar o seu altar(bis)


Logo em seguida iniciamos um bate papo, falamos um pouco sobre a importância da cultura afro brasileira no cotidiano e no ensino de arte, assim como das alterações das leis sobre a inclusão das mesmas no currículo;

Trabalhamos a música Lamento Africano;
Trabalhamos as máscaras africanas, introduzindo um texto que fala sobre o artesanato e sua importancia para os africanos, produzimos as máscaras que foram moldadas nos rostos das professoras oficinandas.

Por fim apresentamos o resultado dos trabalhos em plenária foi "inenarrável" impressionante a fala das professoras focando as palavras da professora Noélia,
" Quem renega suas raízes, perde a referência de vida",nesta frase a mesma fez uma reflexão grandiosa.
Encerramos então a nossa apresentação com a música Lamento Africano, com todos os Arte-Educadores e a música "Brilho de Beleza" de (Nego Tenga). Conseguimos alcançar as espectativas, afirma Ciomária.



OFICINA EM PÉ DE SERRA


Iniciamos a oficina da mesma forma que Nova Fátima com a dinâmica, apresentação e a ciranda "mamãe oxum". Com um público maior, 17 oficinandos e alguns deles com formação na área, a disciplina já faz parte do currículo das escolas do município, então a responsabilidade era dobrada!!deixei bem claro que estavamos fazendo uma experiência e alí eu também era aluna, mas fiquei muito avontade mesmo porque estava preparada e o grupo me passou muita segurança. Para mudar um pouco, além de Lamento Africano incluir mais duas músicas e uma poesia que foram:
Mama África"Chico César", Olhos Coloridos(Sandra de Sá)e a poesia Zumbi Vive(Eurides Barbosa Ribeiro)muito bonita por sinal.

As mesmas serviu para deixar o grupo mais descontraído e participativo. Falamos sobre as leis,foi lido um texto sobre as máscaras africanas e confeccionamos as mesmas.

Por fim partimos para a semcibilização, apresentamos o resultado da oficina e por fim cantamos a roda "mamãe oxum" e o "Reisado" que é uma forte manifestação da cultur afro.

Enquanto Arte Educadora e gestora de cultura do município de Várzea do Poço me sinto feliz por todos os resultados dos trabalhos realizados através do Arte pela Educação da Bacia do Jacuípe, os mesmos estão me enrriquecendo como ser humano e profissional, tendo a oportunidade de vivenciar esses momentos que são imprescindível para o crescimento da Arte no cotidiano das pessoas.

________________________________________________________
MAIRI





Caravana do Arte em Mairi nos dias 09 e 10 de setembro

Bem essa oficina em Mairi foi ótima,com um público de 16 oficinandos, todos participaram com satisfação de todo o processo desde as dinâmicas quanto os trabalhos propostos que foram um mapeamento das manifestações da cultura afro existentes no município um trabalho que foi apresentado por equipe e foi uma grande provocação na verdade para que a cultura afro local seja reconhecida e respeitada de fato, no momento da confecção das máscaras está sendo muito especial e em Mairi não foi diferente, a idéia era que todos pudessem confeccionar uma, mas o material não foi suficiente, mesmo assim conseguimos um resultado muito bom. A equipe anfitriã juntamente com o seu pessoal de apoio, fizeram com que tudo saísse bem, parabenizo também toda equipe técnica do projeto por sua responsabilidade, companheirismo e competência para nos conduzir e incentivar, fazendo com que nossa alto estima se eleve a cada trabalho realizado e com certeza boa parte desse resultado vem dessa força que nos é passada pela gestão do projeto,os professores que nos acompanham, Claudia, benedito e Reginaldo, a parceria dos arte-educadores sempre dispostos passamos na sala para ver se está tudo bem com o colega. Isso tudo é um fator importantíssimo. Agora com a mais nova Arte-Educadora, a professora Cíntia Alves, está apaixonada por todo o processo e proposta sem contar de toda equipe, essa oficina está sendo o primeiro contato da professora com o projeto e afirma a mesma que - "Vivenciar essa experiencia está sendo momentos de muita felicidade pois acredito muito no poder de transfotmação social que a Arte tem com as pessoas". Acreditamos que o Arte pela Educação irá contagiar a todos que nos esperam pois nesta oficina podemos perceber o quanto essa proposta está sendo importante de fato para que a Arte seja vista de fato,não como uma disciplina complementar, mas como uma disciplina tão importante quanto portugues, matemática e outras...


BAIXA GRANDE






Cada dia que passa nós progredimos mais, um ponto muito positivo foi termos retirado os passeios culturais “que é uma coisa muito importante também”, mas infelizmente estava muito corrido. Pois é nesta oficina em Baixa Grande, foi assim maravilhosa, podemos afirmar que uma das melhores.Parabenizo a toda equipe anfitriã Kelli, Surama, Adriano e a Secretária de Educação Joanita,esta sempre preocupada e atenta. O tempo foi suficiente para aplicar a metodologia e até fazer a montagem da apresentação no momento da socialização.
Está sendo muito bom ter Cíntia como companheira de trabalho pois a mesma é uma pessoa muito responsável, isso faz com que a oficina ganhe mais tempo e consiga um bom resultado.
Nesta todos saíram com sua máscara, apesar de faltar alguns materiais, o mais importante desta vez veio na quantidade certa que foi as ataduras gessadas, portanto todos produziram sua máscaras.
Mais uma vez parabenizamos toda equipe técnica do projeto, ao nosso querido Rubens França por sua determinação e compromisso , a Rosana com sua atenção e amizade, a Van com a sua disposição, Rei com sua simplicidade e juntando todas essas qualidades e colocamos em nossos queridos amigos e professores Reginaldo e Benedito, podemos afirmar de fato que com esses todo aparato nada poderia sair errado.

2 comentários:

  1. É com grande satisfação que deixo um simples comentário...Um trabalho que vem sendo reconhecido por toda a região e território da Bacia do Jacuípe...PARABÉNS A TODA EQUIPE DO ARTE POR ESSE TRABALHO TÃO RICO QUE AMPLIA CONHECIMENTOS E RESGATA CULTURAS JÁ ESQUECIDAS POR MUITOS. PARABÉNS A VOCÊ CIOMÁRIA ROSA QUE ESTÁ FAZENDO UM BELISSIMO TRABALHO E MOSTRANDO QUE QUANDO SE TRABALHA POR AMOR TUDO É POSSÍVEL! TE AMO E ADMIRO MUITO SEU TALENTO!

    ResponderExcluir
  2. quando se trabalha por amor e com amor tudo é possível...

    ResponderExcluir