Este blog foi criado no sentido de informar, fortalecer e incentivar a cultura do nosso município.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010



27/07/2010 - Participação no Seminário para o aperfeiçoamento do Plano de Cultura do Território da Bacia do Jacuípe no CTL em Baixa Grande. O Secretário de Cultura do Estado da Bahia Márcio Meirelles participou da abertura do seminário juntamente com os representantes territoriais da SECULT: Bacia do Jacuípe – Izaias Junior, Sisal -Cleber Menezes, Agreste de Alagoinhas- Adelson Fonseca, Metropolitana de Salvador –Saliha Rachid, Semi- Árido NE II –Maria Karina, Piemonte do Paraguaçú- Zilma. Pereira, Piemonte Norte do Itapicuru- Carla Lidiane e Dirigentes de culturas e sociedade civil dos municípios de Baixa Grande, Mairi, Gavião, Pé de Serra, Ipirá, Pintadas, Várzea do Poço, Capela do Alto Alegre, Várzea da Roça e Riachão do Jacuipe. O evento contou também com a presença do Presidente do CODES (Conselho Regional de Desenvolvimento Rural e Sustentável da Bacia do Jacuipe, Prefeito de Pintadas e Valcir Rios.

Veja a fala do Secretário Márcio Meireles:

A cultura,é um dever do Estado é direito básico de todo cidadão, alem de que todo cidadão é um produtor de cultura é um fluido dessa produção, onde o Estado garantir acesso dos meios garantido, acesso aos bens produzidos. A cultura se dá em cada região, onde fortalecer ao produtor de cultura e ao gestor, os organizadores, as instituições culturais pois é missão de todos. Ele relatou que tinha olhar em relação à cultura e potencializou o que já existe e suprir a necessidade existente. Política território centralização da cultura precisava de uma unidade planejamento, onde o território agrega a sociedade civil onde divide com a sociedade civil a responsabilidade. É uma área que deve instituicionar a cultura e formalizar mais as relações e criar mais associações e cria um plano de trabalho, para Marcio o Território Bacia do Jacuipe é um exemplo e já se articulava antes, já tem um GT de Cultura forte, tem um pensamento convergente com o nosso Política.

O encontro terminou na tarde de terça-feira onde os participantes se dividiram em 5 grupos com 5 temas, onde cada eixo discutiu proposta, ação e desenvolvimento nas áreas:

Eixo I = Produção simbólica e diversidade cultural
Eixo II = Cultura, cidade e Cidadania
Eixo III = Cultura e desenvolvimento sustentável
Eixo IV = Cultura e economia solidária
Eixo V = Gestão e institucionalidade da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário