Este blog foi criado no sentido de informar, fortalecer e incentivar a cultura do nosso município.

domingo, 8 de agosto de 2010

TURNÊ DO ARTE PELA EDUCAÇÃO NA BACIA DO JACUÍPE

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Nova Fátima recebe o Arte Educação, a primeira cidade a sediar o projeto.



O Projeto Arte Educação continua promovendo espaços de debate, mobilização e qualificação de educadores da Bacia do Jacuípe, desta vez o município de Nova Fátima abriu as portas do Colégio Nossa Senhora de Fátima, nos dias 02 e 03 de agosto de 2010, para abrigar o 1º encontro da 2ª fase da iniciativa, que visa sensibilizar a região a importância da arte na escola.



"Agora além dos educadores eu também vou acompanhar os próximos encontros de formação que virão por aí. Adorei e fiquei maravilhada com tudo que aconteceu aqui neste dois dias. Acredito que os professores retornarão às aulas com todo gás e terão meu apoio", relatou a secretária de Educação, Florisvalda Rios.




O Projeto Arte pela Educação no Território da Bacia do Jacuípe é desenvolvido Companhia Artes Cênicas Rheluz, com o apoio da Secult - Secretaria de Cultura da Bahia em parceria com o GT de Cultura, a sociedade civil e o poder público dos municípios do território. "O evento foi significante e superou nossas expectativas", afirmou Rubens França, coordenador do projeto.



Durante todo o processo de formação e agora iniciando a 2ª fase do projeto em Nova Fátima foi tudo mágico,lindo demais essa confirmação é generalizada e tudo está sendo feito com muito amor, o laço de amizade que construímos nem só entre os arte-educadores mas com todos envolvidos no projeto, coordenação, professores enfim...faz com que esse resultado seja assim tão positivo e não para por ai não Nova Fátima só foi o início ainda tem mais 10 municípios só nessa 2ª fase e ai sabe Deus quando vamos parar! afirmou Ciomária Alves, coordenadora de cultura e arte-educadora do município de Várzea do Poço.

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Pé de Serra: Arte Educação mobiliza educadores e gestores públicos






A caravana do Projeto Arte Educação chegou nesta sexta-feira (13), em Pé de Serra-BA, onde mais de 100 educadores estão reunidos. O encontro faz parte da 2ª etapa da iniciativa desenvolvida em municípios do Território da Bacia do Jacuípe pela Companhia de Artes Cênicas Rheluz.
O 1º dia do encontro foi bastante produtivo pela manhã teve o bate papo com os professores e gestão do município e equipe do projeto. A tarde os arte-educadores foram conhecer o ponto turistico da cidade, a serra "Boca do Leão", ficamos todos encantados.Ainda pela tarde por volta das 17:00 horas saímos em cortejo parando na praça principal da cidade para as apresentações de rua.


No dia seguinte aconteceram as oficinas e como sempre cada município responsável por um tema: Nova Fátima- Contação de História, São José do Jacuípe- Teatro dos Oprimidos, Quixabeira- Cordel, Baixa Grande- Música, Mairi- Artes Circense, Pé de Serra - Artes Visuais( para substituir a cidade de Ipirá), Capela- brincadeiras, Gavião- Fantoches e Várzea do Poço- Cultura Afro.



Um dos principais objetivos neste período é sensibilizar educadores e gestores públicos para a importância das artes e culturas no ensino aprendizado. Pé de Serra é o segundo município a receber a caravana, o primeiro foi Nova Fátima no início do mês. [Confira aqui no blogue da Sec. de Cultura de Várzea do Poço, Arte Educação, site pensar filmes].



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ARTE EM MAIRI


Agora foi a vez da cidade de Mairi

Nos dias 09 e 10 de setembro a caravana do Arte pela Educação da Bacia do Jacuípe, esteve na cidade de Mairi.
Sempre bem recebidos os Arte-Educadores e sua equipe técnica, levaram para os Mariensses a grande proposta do projetoque é mostrar a importância das artes e culturas no ensino aprendizado. Cerca de 150 pessoas participaram do evento, incluíndo professores(as), gestores, Secretários(as), artistas, crianças e comunidade em geral.

Após a mesa redonda que se realizou logo no 1º momento, a equipe foi conhecer um pouco da história de Mairi em uma fazenda onde tudo começou.

A partir das 17:00 horas saíram em cortejo pelas ruas até chegarem na praça principal onde foram recebidos com a filarmonica e o grupo de capoeira de Jacobina, as apresentações do Arte-Educadores envolveu várias linguagens artisticas com: poesias, cordel, músicas, teatro, arte circense e etc e por fim apresentação dos sambadores e a filarmônica...No 2º dia foram realizadas as oficinas.
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Baixa Grande sedia o 4º Encontro do projeto Arte pela Educação na Bacia do Jacuipe.







Nos dias 17 e 18 de setembro, aconteceu em Baixa Grande mais um encontro da Etapa de sensibilidade do projeto Arte pela Educação na Bacia do Jacuípe, onde gestores municipais, artistas da terra, agentes culturais, professores do município e comunidade, puderam conhecer a proposta do projeto, que visa à transformação do ensino de Arte. Esta proposta busca também o resgate da cultura local, dando aos artistas da terra a oportunidade de mostrar suas produções de arte e a participar da educação de crianças e jovens desse município.
No 1º dia, foi realizada uma mesa redonda entre o poder público, educadores da rede UNEB e coordenação que, por sua vez apresentou toda a estrutura do projeto. No turno vespertino, professores municipais e comunidade, participaram de um cortejo pelas ruas da cidade e assistiram a um espetáculo que envolvia varias linguagens artísticas. No segundo dia, foi realizada oficina temática na área de arte, que teria como público alvo, professores, diretores e secretárias, onde os mesmos puderam visualizar o trabalho dos Arte Educadores da Bacia do Jacuípe.
Durante os dois dias, de oficinas criou, no aprendiz o aperfeiçoamento que desenvolve a percepção, a imaginação, e a observação, onde Arte é um importante trabalho educativo, pois procura, através das tendências individuais, encaminharem a formação do gosto, estimula a inteligência e contribui para a formação da personalidade do indivíduo, sem ter como preocupação única e mais importante à formação de artistas.As atividades foram encerradas as 17h00min com apresentação das produções de oficinas, realizada durantes o período do encontro e a integração de todos, pois a felicidade tomou conta desse momento!

A oficina de Cultura Afro em Gavião, deu início as 09:10 da manhã do dia 09/10/2010 , com um público de 14 oficinandos. Antes de iniciar os trabalhos, foi formado um circulo para uma breve apresentação e logo em seguida cantamos uma ciranda. Após a ciranda podemos perceber logo o quanto a música ou qualquer dinâmica pode deixar o clima mais agradável e na verdade é um certo propósito para que os oficinandos percebam isso. Faz parte da proposta e de fato logo perceberam. Bem no decorrer da oficina, introduzimos várias dinâmicas, além de inserir o texto sobre a lei 11.645, onde aprova a disciplina afro brasileira no currículo escolar, diante deste texto foi esclarecidas várias dúvidas, falamos também da cultura afro local e como o professor pode estar se atentando em trabalhar este assunto com seus alunos. Por fim iniciamos os trabalhos confeccionando as máscaras e falando sobre as mesmas. Mais uma vez estamos felizes por perceber o quanto a proposta deixou aquelas pessoas satisfeitas.



GAVIÃO


A oficina de Cultura Afro em Gavião, deu início as 09:10 da manhã do dia 09/10/2010 , com um público de 14 oficinandos. Antes de iniciar os trabalhos, foi formado um circulo para uma breve apresentação e logo em seguida cantamos uma ciranda. Após a ciranda podemos perceber logo o quanto a música ou qualquer dinâmica pode deixar o clima mais agradável e na verdade é um certo propósito para que os oficinandos percebam isso. Faz parte da proposta e de fato logo perceberam. Bem no decorrer da oficina, introduzimos várias dinâmicas, além de inserir o texto sobre a lei 11.645, onde aprova a disciplina afro brasileira no currículo escolar, diante deste texto foi esclarecidas várias dúvidas, falamos também da cultura afro local e como o professor pode estar se atentando em trabalhar este assunto com seus alunos. Por fim iniciamos os trabalhos confeccionando as máscaras e falando sobre as mesmas. Mais uma vez estamos felizes por perceber o quanto a proposta deixou aquelas pessoas satisfeitas.

2 comentários:

  1. A caracterização desse projeto se articula nas variadas metodologias que cada “ARTE EDUCADOR”, vê e aplica os conteúdos estudados, gerando assim a atitude de não entregar formula de cultura em sala de aula e sim provocar uma discussão das variadas e múltiplas inteligências dos professores-alunos.
    bj, apaixonado de:
    Fátima Araújo.

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