Este blog foi criado no sentido de informar, fortalecer e incentivar a cultura do nosso município.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Oficinas de produção de fantoches, Jogos e Livro Sensorial.











A Coordenadora de cultura Ciomária Alves, desenvolveu oficinas de produção de fantoches para professores das séries iniciais do ensino fundamental I, em um projeto da Secretaria de Educação que além dessa oficina realizou mais duas outras: A de produção de jogos com a professora e coordenadora pedagógica Elizelma e a construção do livro sensorial com a coordenadora pedagógica Katiane.




É de suma importância considerar que o teatro de bonecos será o mais eficaz método de ensino num futuro bem próximo! Com o boneco nas mãos o professor poderá alfabetizar, contar histórias, dar aulas de geografia, ciências, história, matemática, utilizando qualquer uma das técnicas possíveis.

Trabalhar com o lúdico na sala de aula é muito gratificante, tanto com fantoches quanto com jogos, livros, brincadeiras...o resultado é formidável.



Minha experiência com o projeto arte-educação desenvolvido no território da Bacia do Jacuípe, tem me dado suporte para afirmar que o boneco ensina de uma forma diferente, e essa diferença está na maneira lúdica e jocosa com que ele se comporta. Seus trejeitos e vozes engraçadas despertam o interesse das crianças proporcionando a interatividade. As crianças podem manipular o boneco e improvisar em cima do tema proposto pelo professor.

A Oficina de Teatro de Bonecos pode ser montada em qualquer sala de aula, biblioteca ou associação e tem a vantagem de trabalhar com materiais recicláveis que a própria criança pode trazer de casa despertando nelas a consciência ambiental.

Parabenizo a iniciativa da Secretaria de Educação na pessoa da Secretária Paula Luciana e sua equipe de coordenação, por estarem sempre buscando o melhor para a Educação do município, contando sempre com o grande apoio da Prefeitura Municipal e demais parcerias.

Afirma Ciomária.

Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer
Coordenadora de Cultura - Ciomaria Alves
Ciomaria-alves@hotmail.com
www.culturavp.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário