Este blog foi criado no sentido de informar, fortalecer e incentivar a cultura do nosso município.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

JORNADA PEDAGÓGICA DE VÁRZEA DO POÇO REALIZA PESQUISAS DE CAMPO SOBRE O MUNICIPIO




No dia 08 de Fevereiro (Quarta-feira) segundo dia da Jornada Pedagógica, aconteceram as pesquisas de campo, onde os educadores tiveram a oportunidade de coletar material, e vivenciando na prática, mecanismos de como proceder neste trabalho que deve está sendo realizado em sala de aula com o estudante, não apenas em um curto período. 
Neste contexto foram realizadas três oficinas:

A "Cultura da Infância: Pesquisa das Brincadeiras Tradicionais de Várzea do Poço" foi outra temática direcionada para Educadores da Educação Infantil e Séries Iniciais e que foi ministrada pela Profª Msc. Cláudia Vasconcelos, pesquisadora na área de Cultura e Sociedade. Como forma de vivência e coleta de dados, os educadores tiveram como fonte de pesquisa os moradores do Povoado de Itapoan.


A “Pesquisa de Campo em Trilha Ecopedagógica” que teve como público: Educadores das Escolas do Campo e das áreas de Ciências e Geografia e foi mediada pelo Educador Popular Profº Antonio Reis de Oliveira – formado em Pedagogia Social eTeologia. Estes educadores saíram a campo conhecendo alguns espaços rurais do município, no intuito de compreender a ecopedagogia como instrumento didático-metodológico essencial para se processar formas inventivas nas escolas para a convivência com o bioma caatinga e a convivência sustentável com o semiárido.  

O outro estudo direcionado para Professores das Séries Finais e Educadores da EJA, teve como base o tema: “Identidade, memória e oralidade: a história de Várzea do Poço no campo da pesquisa”. A mediadora deste trabalho foi a Profª Msc. Joseane Bispo, que vem desenvolvendo pesquisas sobre Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional. Este foi um trabalho que despertou para a importância e os procedimentos da pesquisa oral, tendo como momento prático a realização de entrevistas com moradores veteranos de Várzea do Poço.


Foi um dia muito produtivo, cujos resultados serão socializados na manhã da quinta-feira.

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS FOTOS:


Secretaria Municipal da Educação e Coordenação Pedagógica
Várzea do Poço, 08 de fevereiro de 2012

FOTOS: ANTUNES LIMA E EDNA REIS
PORTAL DO ALTO ALEGRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário