Este blog foi criado no sentido de informar, fortalecer e incentivar a cultura do nosso município.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Culminância do Projeto Um novo olhar para o seme-árido




A Secretaria de Educação de Várzea do Poço, através do Departamento da Educação do Campo sob a Coordenação de Normeide Lopes, promoveu hoje 25/11/2010 , no povoado de Nova Esperança o encerramento do Projeto "Um novo olhar para o seme-árido",valorizando a cultura do homem do campo e fazendo a conscientização com as crianças sobre a flora e fauna do semi-árido, especialmente mostrando os beneficios que o licuri pode trazer para nós . A comemoração iniciou as 9:00 horas da manhã com as presenças de professores e alunos que trabalharam o projeto nas escolas de Nova Esperança,Barra Nova,Itapuan e Itapemirim; além das comunidades de: Pé do Morro,Cotovelo,Caraíbinha,Fazenda Velha, Lajinha e várias autoridades locais e regionais. Os sambadores abriram o evento com chave de ouro em seguida a convite da Secretária de Educação Paula Luciana, Ciomária Alves-Coordenadora de Cultura, prosseguiu mediando o evento. Para homenagear esta planta tão significante, houve várias apresentações como: poesias, cordel, músicas, teatro e brincadeiras. No local do Evento foi montada uma feira de exposição sobre os benefícios que o Licurí pode trazer para todos.Seja na confecção de artesanatos e na culinária. A festa atingiu todos os seus objetivos.Parabéns a Secretaria de Educação por essa iniciativa. Parabéns aos alunos e aos professores pela excelente participação.



O licuri é uma planta nativa do Nordeste brasileiro, que se adapta muito bem ao clima seco e semi-árido, como o sertão baiano. Da árvore aproveita-se de tudo. Do fruto, a amêndoa as, figura com um grande trunfo da cozinha. A casca, a palha, a raiz e o tronco são usados para fazer arte. Da caatinga baiana, o licuri quebra barreiras, entra definitivamente para a cozinha e conquista chefes brasil a fora. Para muitas famílias do sertão baiano. O licuri, também chamado de ouro do sertão, é uma grande fonte de renda para famílias mais carentes do município em especial a família do campo. ´

Na culinária, conseguimos fazer delícias com o licuri veja algumas receitas:



Licor de licuri



Ingredientes
1/2 kg de açucar
1/2 copo de água
1 litro de uma boa cachaça
3 quilos de licuri(polpa) maduro

Atenção:O fruto precisa ser curtido na cachaça por 45 dias antes de dar sabor à bebida

1- Faça uma calda com o açucar e água e deixe cozinhar até dar um ponto de fio. Reserve.
2- Coe a cachaça que já está em fusão com o licuri e misture com a calda.
3- Deixe descansar por 2 ou 3 dias.

Cocada de licuri

Igredientes:
400g de açucar
100g de licuri seco batido no liquidificador
01 copo de água

Modo

Faça um caramelo com açucar, junte o licuri batido e a água e leve ao fogo médio. Mexa até soltar do fundo da panela. Coloque em recipientes molhados com água e deixe esfriar até o ponto de corte.

Arroz com leite de licuri

Para 1 kg de arroz branco, meio litro de licuri

Para fazer o leite de licuri
Deixe o licuri de molho na água doce apeoximadamente umas 3 horas, escorra e vá batendo no liquidificador com mais ou menos meio litro de água, passe na peneira e coe.

Coloque o arroz branco para cozinhar, quando estiver cozido, acrescente o leite e vá mexendo aos poucos por uns 3 minutos.

Galinha Caipira com leite de licuri

Cozinhe a galinha caipira normal e coloque o leite de licuri aos poucos, sempre abanando ou mexendo com o fogo baixo pra não talhar o leite> Nunca tampe a panela, sempre deixe uma brexa.

Da mesma forma pode fazer com peixe, especialmente a traira ou bacalhau.

Geladinho de licuri

Faça o leite de licuri mas não coe só coloque açucar a gosto e leve ao congelador.
-------------------------------------------------------




Fotos Junior de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário