Este blog foi criado no sentido de informar, fortalecer e incentivar a cultura do nosso município.

domingo, 9 de maio de 2010

Projeto Contação de Histórias

NO ÚLTIMO DIA 19 DE ABRIL A SECRETARIA DE CULTURA DE VÁRZEA DO POÇO REALIZOU UMA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA OS ALUNOS DA ESCOLA ABELARDO CERQUEIRA.



Ciomária(coordenadora de cultura) afirma que seu desafio é cativar crianças acostumadas às linguagens dinâmicas. "É necessário mergulhar no que está sendo contado para criar além do texto e enriquecer a atividade atraindo os ouvintes", explica. Com parceria com a Secretaria de Educação e gestores das escolas ela faz questão de lançar a proposta de que a atividade seja parte da rotina escolar e não entre somente como uma breve apresentação. A narração proporciona experiências lúdicas e de aprendizado pelo contato que os alunos têm com a tradição da palavra falada e as diferentes culturas por trás das narrativas.Sempre fui apaixonada por contação de histórias e o Projeto Arte pela Educação veio despertar mais ainda esse interesse.

Após a invenção da imprensa, a narrativa oral perdeu o status de principal maneira de transmitir saberes. No entanto, há sociedades - como as indígenas - que durante séculos utilizaram apenas a palavra falada para manter sua cultura, geração após geração. Sabe-se hoje que cada forma de passar o conhecimento tem funções diferentes. O livro é valorizado como objeto e veículo de aprendizagem, e o texto escrito se apresenta como uma forma de arte própria, que estimula o domínio de uma técnica diferente daquela utilizada ao falar. Já no ato de contar histórias, ressaltam-se o improviso, a cultura constituída na língua do dia-a-dia e a interação com o público. Um não é melhor que o outro. "Ler e contar podem igualmente ser seqüências monótonas de palavras que não produzem um efeito significativo se quem narra não imprime vivacidade e veracidade à cadência da história", a intenção da Secretaria de Cultura de Várzea do Poço é fomentar cada dia a cultura como um todo,é trazer para o cotidiano do povo Varzea Pocensse o prazer de aprender e descobrir coisas novas através da arte da música do teatro da dança da leitura...aponta Ciomária Alves, coordenadora de cultura de Várzea do Poço .

Nenhum comentário:

Postar um comentário