Este blog foi criado no sentido de informar, fortalecer e incentivar a cultura do nosso município.

domingo, 9 de maio de 2010

Cultura, a hora é agora!







É notório que muitas são as mudanças e avanços que vêm ocorrendo na área da cultura. Este momento de renovação das políticas públicas em prol da cultura está sendo vivenciado fortemente no município de Várzea do Poço, onde o governo “Várzea do Poço continua no Caminho Certo” apesar do pouco tempo de mandato, faz emergir ações nunca vistas antes. Muitos são os eventos e projetos que promovem o resgate, a valorização e o desenvolvimento cultural local.
Em 2009 estivemos num momento de busca e formação para fazermos da cultura local um mecanismo de conhecimento, prazer, orgulho, expressão, identidade, esperança, informação, cidadania, memória, enfim um palco de desenvolvimento sempre. A gestão cultural se fez presente em todos os eventos e discussões que fomentassem a nossa cultura, iniciando pelo Grupo de Trabalho- GT de Cultura que é de fato a base que fortalece o nosso “Território Bacia do Jacuípe”, envolvendo os 14 municípios com seus dirigentes de cultura, representantes do poder público e sociedade civil.
Ativa nas oficinas para elaboração de projetos culturais, vídeo conferências, apoio a eventos culturais local, conferência municipal de cultura, participação nas conferencias territorial de Cultura na cidade de Ipirá e Estadual em Ilhéus, oficinas para construção do Plano municipal de Cultura e Sistema de Cultura com a equipe da UFBA, apoio a Cooperativa de Artesã de Várzea do Poço, apoio ao GT do Esporte, participação na FEBAN em Jacobina e na Caravana da Música e do Esporte em Pintadas, elaboração de vários projetos como: Projeto Semana de Cultura, Projeto Carnaval, Projeto de Oficinas de Samba Rural e Pífano, Projeto de Corte e Costura, Projeto de Fanfarra, Apoio ao Projeto Música, Arte que faz Crescer da ONG COMHUCE, participação na elaboração do projeto Roda Cine contemplado pelo Edital de Microprojetos Culturais de 13.800,00 reais para oficinas de cinema e mostras de vídeo que será implantado a partir de fevereiro de 2010.



Foi realizado também o Mapeamento Cultural onde está inserido uma boa parte da história da nossa cidade que é um documento riquíssimo de pesquisa que guarda a história e acontecimentos desde o início até os dias de hoje, realização do Diagnóstico Cultural, formação do Arte pela Educação, participação no Pensar Filmes, apoio e participação ao curta metragem “O Boletim”.
E com muita seriedade e valorização à cultura, a Prefeitura Municipal de Várzea do Poço aderiu a implantação da Secretaria de Cultura no nosso município, sendo o projeto enviado à Câmara de Vereadores e assim aprovado.
Sabemos que nada disso aconteceria sem o apoio e a confiança do Poder Público, da Secretaria de Educação e Cultura, Coordenação Pedagógica, CDC, Telecentro Comunitário e todos os companheiros de jornada do território - Articuladores do Território, SECULT,
Coordenação Geral do Forum de Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia, todas as pessoas que direta ou indiretamente contribuíram para o crescimento desse trabalho.
Em 2010 o município de Várzea do Poço poderá integrar-se em mais atividades culturais de cunho sócio-educativas além dos projetos já desenvolvidos pela Secretaria de Educação, o projeto Arte pela Educação, desenvolvido pelo GT de Cultura tendo como proponente a Companhia de Artes Cênicas RHELUZ de Pintadas, onde envolve três arte educadores de cada cidade de 13 municípios do Território Bacia Jacuípe, onde a gestão de Cultura deste município faz parte do conselho gestor do mesmo, por participar ativamente das discussões e desenvolvimento do projeto. O Projeto Arte pela Educação é um sonho que está sendo realizado, ele será desenvolvido numa escola piloto que é o “ IESFA”.
Iniciaremos a segunda etapa do projeto Pensar Filme.

Desenvolveremos o projeto Roda Cine, que envolverá jovens e adolescentes da zona rural e urbana com oficinas itinerantes de cinema e vídeo.
E a partir dessas atividades buscaremos parcerias para o desenvolvimento de outras atividades culturais.
Podemos afirmar que se Deus permitir em 2010 acordaremos nossos queridos artistas mestres da cultura popular para uma nova vida ativa.




Com tudo isso acreditamos que através dessas ações conseguiremos afastar nossas crianças e adolescentes do cruel mundo da prostituição e das drogas dando-lhes alternativas diferenciadas, contribuindo de forma efetiva para a sua formação cidadã.

Muito ainda deve ser feito, e faremos. Mas, chegamos ao fim de 2009 com a certeza de que Várzea do Poço mudou, para melhor!







Várzea do Poço 20-01-2010
Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer
Ciomária Rosa Alves Barros
Coordenadora de cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário