Este blog foi criado no sentido de informar, fortalecer e incentivar a cultura do nosso município.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

IV Conferência Estadual de Cultura da Bahia

A abertura da  IV Conferência Estadual de Cultura, aconteceu ás 18h desta quarta-feira (30 de novembro), no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima (Av Rosa Cruz nº 45 – Bairro Candeias)  na cidade de Vitória da Conquista  com a  presença do Governador do Estado da Bahia, Jaques Vagner, do secretário de Cultura do Estado, Albino Rubim e de diversas outras autoridades. Esta conferência teve um  importante desafio pela frente: ajudar a compor o Plano Estadual de Cultura. O Plano é uma das principais metas estabelecidas pela Lei Orgânica da Cultura que foi aprovada, por unanimidade, na Assembléia Legislativa, no dia 22 de novembro. “Com a nova Lei garantimos a maior organização e institucionalização da Cultura em nosso estado. A Conferência é o momento para discutirmos políticas públicas de Estado, momento muito significativo no campo das políticas culturais que ao longo da história sofreu autoritarismo e descaso por parte do governo, realidade que vem se alterando no Brasil e na Bahia nos últimos anos, onde os gestores vem adotando o método de consulta pública para a realização de políticas para a área.

.O secretário de cultura do Estado, Albino Rubim, destacou a importância da transversalidade da cultura como uma forma de potencializar e tornar possíveis as políticas culturais. “Nós só vamos ser democráticos se os vários segmentos pautarem suas questões. Conviver na diversidade é uma aprendizagem longa”, concluiu Rubim.

 Para encerrar a noite, as belas vozes do Coral do Sertão  ecoaram no Centro de Cultura Camilo Rodrigues e  mostraram a força da cultura baiana.

Durante os dias 01 e 02, os participantes da IV Conferência Estadual de Cultura  analisaram, compararam e discutiram as propostas recolhidas nos 315 encontros municipais, 26 encontros territoriais e quase 20 setoriais, além das Conferências Livres, realizados na capital baiana e no interior.

No último dia 03, foi o momento da socialização, onde todos poderam apresentar suas propostas e assim encerrar mais uma Conferência Estadual com um Plano que certamente este será de suma importância para o avanço  cultural  da Bahia.


A Conferência contou com uma vasta programação cultural que incluiu manifestações de todos os territórios que se fizeram presentes nos quatro dias de discussões. No dia 01 de dezembro, às 18h30, na Concha Acústica do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, foi lançado o Catálogo dos Pontos de Cultura.

Além do Coral do Sertão, se apresentou também o coral Conquista Criança. Não ficaram de fora os bois e as marujadas. As apresentações de dança ficaram por conta do Balé Jovem Salvador e do Balé Folclórico da Bahia. Houve ainda a exibição do filme O Último Romance de Alzac e um grande show do cantor Zeca Baleiro.
No local, teve uma Sala de Imprensa para os jornalistas interessados em cobrir a Conferência. Onde houve cerca de 20 veículos de Comunicação, entre jornais, tevês, rádios e sites,  credenciados para cobrir o encontro.

Quem quiser poderá acompanhar todas as discussões através do Blog da Conferência http://culturabahia.com/, um espaço próprio criado pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult) com todas as informações do encontro.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário