Este blog foi criado no sentido de informar, fortalecer e incentivar a cultura do nosso município.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Projeto Arte pela Educação em Várzea do Poço

--------------------------------------------------------
Agora é a vez de Várzea do Poço!










Várzea do Poço recebeu a Caravana do Arte pela Educação durante os dias 19 e 20 de outubro, ésta está sendo a
2ª etapa do projeto, onde constitui-se em um processo de formação em arte-educação a partir da vivência, estudo e experimentação das linguagens artisticas, sensibilização das gestões políticas e pedagógicas, além da implantação de uma experiência piloto em uma escola municipal de intervenção artistico/pedagógico.A participação do município começou com a adesão ao projeto quando o prefeito Paulo José Ferreira, ainda era secretário municipal de educação, o mesmo assumiu o compromisso junto à Companhia de Artes Cênicas Rheluz e o Gt de Cultura do Território de Identidade com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Agora Várzea do Poço está sendo o 6º município a receber a caravana e logo pela manhã, terça feira dia 19 as 9:30 o 1º momento todos os professores da rede municipal, estadual e particular, coordenadores pedagógicos, diretores, artistas, representantes de entidades: ONG, associações, poder público, legislativo, graduandos da UNEB do programa Plataforma Freire das turmas de pedagogia do município e biologia de Jacobina, graduandos(as) da FARJ- Faculdade Regional de Riachão do Jacuípe, PETI, CRAS, e demais representatividades participaram da apresentação da proposta que trás o projeto arte pela educação. A mediadora Regina Célia Silva após convidar a todos para cantar o Hino de Várzea do Poço, composto por Dinho Jacobina, fez a composição da mesa:O Prefeito Paulo José Ferreira, a Secretária de Educação Paula Luciana, o coordenador do projeto Rubéns França, o arte-educador doutorando em Artes Cênicas pela UFBA e acessor técnico do projeto Reginaldo Carvalho e a Diretora do Instituto Educacional São Francisco de Assis(IESFA)Elizete Alve. Antes de iniciar as falas foi apresentado uma coreografia com o grupo conect denc e um slide falando do projeto e toda experiência vivida desde as primeiras discussões no GT de Cultura para a elaboração do mesmo, partindo para a aprovação, aula inaugural, formação e todos os municípios que a caravana já passou.

A secretária de Educação, Paula Luciana demonstrou satisfação e entusiasmo com a proposta, mesmo porque já está bastante informado através do acompanhamento que faz aos seus arte-educadores, sempre se dispondo de qualquer coisa.

Ainda na primeira etapa do encontro, o prefeito Paulo José, assinou o Termo de Compromisso com a Companhia de Artes Cênicas Rheluz, comprometendo-se em manter o apoio necessário para o desenvolvimento da experiência e participou de todos os momentos do encontro ao longo dos dois dias. “A gente está atento e antenado ao andamento do projeto... essa organização do Território da Bacia do Jacuípe é ímpar. Esse é um dos exemplos, que mostram que nós estamos valorizando o que somos e o que temos. Sem dúvida esse projeto servirá de modelo para construção de políticas públicas de educação nos próximos anos”, comemorou Paulo. O mesmo demonstrou satisfação e interesse de ver o resultado desse trabalho de perto, frisando sua grande paixão pela arte, pois é artista e fala que é uma honra está sediando um evento tão importante quanto este. O professor Reginaldo Carvalho, com a sua magnífica metodologia deixou a platéia atenciosa e curiosa para acompanhar e vivenciar toda essa emoção. A tarde, enquanto os arte educadores se preparavam para o cortejo cultural, houve mais uma apresentação de coreografia de alunos(as) do IESFA, participantes da equipe mancha verde vencedora da gincana 2010. A professora Claudia Vasconcelos desenvolveu uma palestra ainda abordando A História no Ensino da Arte no Brasil. Por volta das 16:30 os arte educadores juntamente com os professores e equipe técnica seguiram em cortejo da Secretaria de Educação, passando pelo Salão Paroquial para convidar a platéia que esperava curiosa. Todos seguiram em cortejo, cantando, dançando e chamando a atenção de toda comunidade.

Chegando na praça Edvaldo Valois, houve uma concentração e de forma dinâmica dirigida pelo professor de Artes Circense de Senhor do Bonfim, Benedito Oliveira juntamente com a equipe técnica do projeto sem esquecer da equipe do Pensar Filmes que vem fazendo toda cobertura do evento.







Neste momento houve várias apresentações como: poesias, cordel, teatro, músicas, palhaços, pirofagias, malabares, puxada de rede, enfim de acordo com relatos de professores e comunidade estão emocionados e verdadeiramente apaixonados pela proposta do projeto. Mas não para por ai, no dia seguinte 20, aconteceram as oficinas ministradas pelos arte-educadores na escola Municipal Abelardo Cerqueira e Educandário.
--------------------------------------------------------

A oficina de Cultura Afro é ministrada por Ciomária e Cíntia, que infelizmente não pode ser desenvolvida por estarem sediando o evento.

Brincadeiras- Capela do Alto Alegre

Contação de História – Nova Fátima

Cordel – Quixabeira

Teatro do Oprimido – São José do Jacuípe

Teatro em sala de aula – Pé de Serra

Teatro de Fantoches – Gavião

Música em sala de aula - Baixa Grande

Arte Circense – Mairí
Por fim encerramos com a socialização no Salão Paroquial, deixando todos apaixonados pelo Arte Educação.





Um comentário:

  1. acho muito bonito a iniciativa do blog ..mostrando o que varzea do poço estava precisando .parabems ..........
    kamilly o .souza

    ResponderExcluir