Este blog foi criado no sentido de informar, fortalecer e incentivar a cultura do nosso município.

quarta-feira, 14 de julho de 2010











09/07/2010 - Educadores relatam experiências depois do Arte pela Educação

Educadores de onze municípios do Território da Bacia do Jacuípe estão experimentando o uso da arte e cultura no ensino e aprendizagem. O curso Arte pela Educação coordenado pela Companhia de Artes Cênicas Rheluz tornou-se um espaço de debate, mobilização e qualificação de professores, visando a valorização da arte popular e a construção de uma nova concepção de Arte-Educação no dia a dia escolar.

Num encontro realizado, em Pintadas, que teve início nesta sexta-feira (09) e vai até domingo (11), os educadores relataram diversas experimentações que fizeram após as capacitações oferecidas pelo projeto no final do ano passado.














José Wilker é educador do município de Ipirá

Em Ipirá, por exemplo, José Wilker relatou que foi criada uma turma com estudantes de uma escola da periferia do município visando dar nova dinâmica na escola que sofria com a falta de estímulo dos educandos e educadores. “Agora estamos felizes com o rendimento dos alunos. A resposta tanto dos professores como deles tem sido satisfatória”, comentou Wilker.













Ciomária Alves é Coordenadora de Cultura de Várzea do Poço ela criou um blog para relatar as ações


Em Várzea do Poço, o município ganhou uma secretaria específica para tratar da cultura. A coordenadora Ciomária Alves comemorou os resultados obtidos este ano com a realização de oficinas artísticas nas salas de aula, construção de fantoches e contação de histórias infantis, além de um mini-curso sobre cultura afro-brasileira. “O Arte pela Educação me ajudou também a aprimorar a gestão cultural no município. Com certeza hoje eu desenvolvo melhor o meu trabalho graças a essa troca que promovemos aqui e agora estamos ansiosas para colocar nosso projeto local em prática”, enfatizou Ciomária.














Reginaldo Carvalho coordenador da oficina

Apartir desta oficina, coordenada pelo arte-educador Reginaldo Carvalho, os participantes vão iniciar a construção de projetos locais para disseminar os conhecimentos adquiridos no ensino público.


Confira a reportagem produzida pelo Pensar Filmes sobre a iniciativa. O projeto é financiado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, apartir de editais públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário