Este blog foi criado no sentido de informar, fortalecer e incentivar a cultura do nosso município.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Várzea do Poço faz 49 anos de emancipação política

Próximo dia 30, é aniversário de Várzea do Poço
49 anos de emancipação política.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Várzea do Poço: 6º anivrsário da Nosso Rio Destribuidora LTDA


Neste Domindo 10.07.2011 no Clube Campo Alegre, na cidade de Várzea do Poço, houve uma grande comemoração. Foi o 6º aniversário da empresa Nosso Rio Destribuidora.
Para iniciar o dia, houve uma corrida rústica na qual vários atletas do município e de várias cidades da região participaram fazendo um percusso de 6Km, dando partida do povoado de Itapoã ao Clube Campo Alegre, onde foram recepcionados com muitos aplausos e uma farta mesa de frutas tropicais.No campo Society do clube em jogos de confraternização equipes representando Várzea do Poço, Serrolândia, Quixabeira, Várzea da Roça, São José do Jacuípe, Mairi, Mundo Novo, Baixa Grande, Maracujá, Piritiba, Rui Barbosa e outras localidades disputaram partidas onde tudo era festa, vencer não era o objetivo maior.A tarde a galera foi animada com a banda Jaleco de Pai,entrando a noite com a banda de Fio a Pavio e por fim o Boyzinho da Palomba encerrou a noite com muita alegria.















Várzea do Poço: Ro, a coreografa e dançarina do Conexão é contratada pela Banda Valeu o Boi



Não podemos deixar de registrar mais essa conquista, que pode ser pouco pra alguns, mas para nós artistas e representantes culturais é motivo de alegria!
Rogaciana mais conhecida por Ro, é a mais nova dançarina contratada pela Banda "Valeu o Boi"
uma das melhores bandas de forró da região, que estará em turnê até o final do mês no Maranhão.

Ro é mais um fruto dos projetos da Secretaria Municipal de Cultura de Várzea do Poço, iniciou aluna do grupo de dança Conexão com seu desempenho e dedicação, além de dançarina joje é uma das coreografas do projeto e também dançarina da Banda Lambadasso.

Parabéns menina, tenho certeza que esse é um dos muitos passos que virão!Ciomária Alves

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Festa junina do IESFA

O Instituto Educacional São Francisco de Assis, mais uma vez abrilhantou a noite do dia 21 de junho. O cortejo cultural partiu do IESFA, percorrendo a Rua Durval Gama com muita música e alegria até chegar na praça Edvaldo Valois. A abertura do evento foi realizada com uma puxada de rede, coordenada pelas arte educadoras Cíntia e Ciomária esta também coordenadora municipal de cutura, envolvendo professores(as) do IESFA, coordenação pedagógica e Direção. A apresentação mostrou para as pessoas a nossa verdadeira identidade cultural, resgatando nossas raízes e homenageando nossos mestres da cultura popular e nas batidas do pandeiro e triangulo, sugiram as cantigas de roda, o batuque, a capoeira, poesias, cordel o boi bumbá e a mulinha, o cangaço e até o rei de Ceráfia e Maria Cesária foram homenageados. O grupo Conexão da Dança fez a abertura oficial das quadrilhas.

A Quadrilha do diurno apresentou o tema "O brasil foi batizado na bahia", com performance e arranjos perfeitos.

Em seguida houve várias apresentações de dança com alunas do IESFA.
O grupo de dança Artdança, grupo de hip hop e outras...

A professora de Arte Cíntia Alves preparou juntamente com a coreografa Ró, a coreografia especial, deixando muitos emocionados.

A turma do noturno, fizeram um show com o tema "Raízes do Nordente" a quadrilha tradicional foi muito linda divertida.

E para encerrar a noite com chave de ouro a banda os Beneditos fez o show.

Agradecimentos: Equipe do Instituto Educacional São Francisco de Assis, Coordenação Pedagógica, Secretaria Municipal de Cultura de Várzea do Poço, Coreográfos e equipe do Várzea Filmes.

Realização:IESFA, Secretaria Municipal da Educação e Prefeitura Municipal de Várzea do Poço.




VÁRZEA DO POÇO REALIZA MISSÃO MARISTA DE SOLIDARIEDADE




No período de 19 a 22 de junho do corrente, foi realizada a Missão de Solidariedade, trata-se de um projeto Pastoral, baseado no lema: Eu posso, você pode, nós podemos, desenvolvido em várias Unidades Maristas da Província no Brasil com a mediação de alunos do Ensino Médio, da Pastoral da Juventude, ex-alunos, professores funcionários, irmãos e pais. As atividades iniciaram no dia19 domingo com a chegada dos 78 missionários do Colégio Marista Patamares de Salvador, os quais foram recebidos de forma muito calorosa pelo povo varzeapocence em ritmo junino ao som dos Beneditos do Forró e Trio Tapa Jegue, seguindo em cortejo até a praça principal onde foi feita a abertura oficial do evento. A partir de então foram desenvolvidas diversas atividades relevantes baseadas nos 8 objetivos do milênio, que favoreceram a integração e a troca de saberes dos missionários com crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, através de oficinas, encontros e visitas domiciliares. Após a missa de abertura, a noite cultural do domingo foi abrilhantada com a apresentação do grupo de teatro e do coral do Colégio Marista, nas noites de segunda e terça-feira foram realizadas belíssimas apresentações de quadrilha, cortejo cultural e puxada de rede além de apresentações de artistas local.
Vale ressaltar que Várzea do Poço foi o primeiro município baiano a receber a missão por atender a todos os critérios, dentre eles pela seriedade com que a educação é tratada. O evento contou coma a organização e empenho de toda a equipe da Secretaria Municipal da Educação, como também com o apoio das demais secretarias, aumentado assim os vínculos e importância da intersetorialidade.
O prefeito Paulo José, feliz com o resultado da parceria, afirma que a missão vem complementar o compromisso da administração com a melhoria da qualidade de vida dos munícipes.
confira alguns momentos que marcaram esse evento muito especial.








fonte:www.cintiavp.blogspot.com

Várzea do Poço: Alunos do TOPA promovem arraiá e exposição de artesanatos






Aconteceu na terça-feira (28), na ABECERV (Associação Beneficente Cultural Esportiva e Recreativa Varzeana) o 3º Arraiá do TOPA (Todos pela Alfabetização), os alunos de Nova Esperança, Barra Nova, Lajinha, Fazenda Gitirana e Várzea do Poço tiveram a oportunidade de mostrar os artesanatos feitos por eles, dava para sentir a alegria no rosto de mostrar a capacidade de criar. A coordenadora de 17 turmas do projeto Verbena Matos falou da importância do TOPA em nosso município, a alegria de um aluno quando é alfabetizado ele se sente mais cidadão, logo troca os documentos pessoais de não alfabetizado pelos que contém a sua assinatura.
Depois da amostra dos artesanatos os alunos da 4ª etapa foram cantar roda e dançar forró, foram servidos licores e comidas típicas. Estiveram presentes Márcio e Paulo da Secretaria de Educação do Estado da Bahia a supervisora do TOPA, Maria Bethânia representando a DIREC 16 e Eliana Bacelar representando a ABECERV.




Texto e Fotos: Déa Vasconcelos